A importância de um contrato de trabalho bem elaborado

Pode parecer questão já superada, mas é sempre necessário lembrar que toda relação contratual deve ser precedida por um contrato bem elaborado. Assim, também é, quando abordamos as relações de emprego.

Um contrato de trabalho deve dispor, não somente, sobre início do pacto laboral, local de prestação de serviços, salário e jornada de trabalho, como deve conter, também, outras condições estabelecidas entre as partes contratantes, como descrição das atividades a serem desenvolvidas pelo empregado, eventual acordo de compensação de horas, necessidade de viagens, reembolso de despesas, possibilidade de transferência para outros locais na mesma cidade ou fora desta, etc..

Ou seja, a previsão de todos os detalhes da contratação garante segurança jurídica à relação que está nascendo e ajuda a evitar dúvidas ou discussões entre as partes contratantes.

Um contrato de trabalho bem elaborado contribui, por consequência, para o bom relacionamento entre empregado e empregador.

Por isso, toda empresa deve se preocupar em estabelecer o contrato de forma individualizada, para que as condições nele contidas sejam aplicadas a cada uma das funções necessárias ao bom andamento das atividades desenvolvidas.

E, inexistindo dúvidas acerca da relação estabelecida, é inquestionável que a probabilidade de conflito – judicial ou extrajudicial – seja reduzida.

Nosso escritório possui 27 anos de experiência para auxiliar sua empresa na elaboração de contratos de trabalho, visando à boa relação entre empresa e colaborador. Para mais informações, acesse nossa página de contato.

Autor | 2020-07-03T15:08:52-03:00 julho 3rd, 2020|Artigos|
× Contato