A influência do departamento pessoal na produtividade da empresa

Destaques do artigo:

– A alta rotatividade de funcionários implica, necessariamente, em mais gastos para o empregador

– Ações que busquem incentivar o bem-estar e a felicidade no trabalho são tão importantes quanto as atitudes adotadas na busca do bem-estar na vida pessoal.

– A união do departamento de recurso humanos com o do jurídico trabalhista é fundamental para se alcançar o bem-estar do trabalhador e o incremento da produtividade.

As pessoas que gerenciam sua empresa já pararam para pensar no prejuízo de um turn over elevado, ou seja, que o movimento constante de substituição de um empregado por outro gera custos elevados?

Como sua empresa trabalha para conquistar a fidelidade de seu colaborador?

Pessoas são mais importantes do que máquinas. Por isso, empregados felizes tendem a ser mais produtivos e a permanecer mais tempo na empresa.

A alta rotatividade de funcionários implica, necessariamente, em mais gastos para o empregador, que se vê obrigado a pagar verbas rescisórias, multa de FGTS (este se a dispensa do empregado se der sem justa causa), além da necessidade de novo recrutamento, que, também, demanda tempo, trabalho e  mais dinheiro.

Sabemos da importância de um processo seletivo de qualidade, mas o ambiente de trabalho é fundamental para a permanência e produtividade daqueles que já laboram em uma companhia.

Por isso, ações que busquem incentivar o bem-estar e a felicidade no trabalho são tão importantes quanto as atitudes adotadas na busca do bem-estar na vida pessoal.

Não é à toa que doenças psiquiátricas, nos últimos tempos, têm surgido ou são agravadas em decorrência das atividades laborais, o que acaba por gerar, também, mais despesas para a empresa.

Estabelecimento de metas elevadas ou de difícil alcance, pressões diárias, terrorismo no ambiente de trabalho são alguns dos fatores que podem levar ao desencadeamento ou agravamento da saúde mental dos trabalhadores.

Assim, o Departamento de Recursos Humanos somente é eficiente se liderado por pessoas que amam pessoas e trabalham pelo bem-estar e felicidade de toda uma equipe.

A união do departamento de recurso humanos com o do jurídico trabalhista é fundamental para se alcançar o bem-estar do trabalhador e o incremento da produtividade.

O conhecimento da legislação pertinente, a elaboração de regimento interno adequado a cada atividade, código de conduta e vestimenta e o treinamento apoiado em decisões de nossos Tribunais do Trabalho são de extrema importância para o sucesso da empresa.

Autor | 2019-10-21T13:11:37-03:00 outubro 18th, 2019|Artigos|