Novas Regras no Processo de Solicitação do Seguro Desemprego

Desde 1º de abril, estão os empregadores obrigados a preencher o requerimento para obtenção do seguro-desemprego e de comunicação de dispensa de trabalhadores, por meio da internet.

Antes, a documentação era preenchida pela empresa em duas vias: uma verde e outra marrom. Em seguida, elas eram entregues pelo próprio trabalhador na hora de solicitar o benefício. Esses formulários impressos não serão mais aceitos.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a medida tornará o atendimento mais rápido e dará maior segurança às informações sobre os empregados.

O novo sistema promete garantir a autenticidade dos dados, além de possibilitar o cruzamento de informações sobre os trabalhadores em diversos órgãos, facilitando consultas necessárias para a liberação do benefício.

As empresas deverão preencher os requerimentos apenas por meio do aplicativo Empregado Web, disponível no Portal Mais Emprego (http://maisemprego.mte.gov.br), do MTE. O dispositivo online já era utilizado, mas após essa alteração no processo, passou a ser obrigatório.

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